top of page

cAP

URR

IAN

AS

Angelia

Fenômeno vertical que anuncia a “boa nova”; o conceito-chave no anúncio cristão da salvação, decorrente da tradição dos profetas judeus, bem como de suas práticas e instituições. O fato do conceito grego de lógos também estar profundamente ligado à mensagem cristã, levou a uma síntese entre angelía e lógos. A angelía cristã, embora vertical, surge numa época em que a disposição da informação horizontal do lógos se tornou a norma.

Tradição filosófica: Filosofia clássico-tardia ; Teologia ; (judaico-cristã) ; Filosofia medieval

Corrente epistemológica: Hermenêutica ; Filosofia da Linguagem

Fonte: CAPURRO, Rafael. On the genealogy of information. In: KORNWACHS, K.; JACOBY, K. (Eds.). Information. New Questions to a Multidisciplinary Concept. Berlin: Akademie Verlag, 1996. p. 259-270

Antropologia da Informação

Uma teoria antropológica da informação estaria perspectivada no horizonte de compreensão das dinâmicas sociais da interpretação, construção e transmissão do significado. Retornando a uma tradição antiga – de Hermes, o mensageiro dos deuses –, a antropologia da informação poderia ser entendida como uma ciência hermenêutica, orientada para a interpretação dos significados linguísticos gerados a partir da capacidade humana de enviar e receber mensagens potencialmente significativas e relevantes para a atividade prática no mundo.

 

Tradição filosófica: Filosofia clássica. Filosofia da cultura.

 

Corrente epistemológica: Hermenêutica. Filosofia da Linguagem. Teoria do significado.

 

Fonte: CAPURRO, Rafael. On the genealogy of information. In: KORNWACHS, K.; JACOBY, K. (Eds.). Information. New Questions to a Multidisciplinary Concept. Berlin: Akademie Verlag, 1996. p. 259-270

Please reload

B

Busca de informação

O processo de busca de informação é basicamente um processo de interpretação que tem a ver com o contexto (de vida) e o contexto do investigador e com o das pessoas que armazenam diferentes tipos de expressões linguísticas com significado dentro de contextos fixos de compreensão como: tesauro, palavras-chave e esquemas de classificação.

Tradição filosófica: Filosofia da informação.

Corrente epistemológica: Hermenêutica ; Teoria da informação; Epistemologia da Ciência da Informação.

Fonte: CAPURRO, Rafael. Hermeneutics and the Phenomenon of Information. In: Carl Mitcham, ed.: Metaphysics, Epistemology, and Technology. Research in Philosophy and Technology. Vol. 19, JAI/Elsevier Inc. 2000, pp. 79-85.

Please reload

C

Ciberespaço

O ciberespaço consiste de transações, relacionamentos e pensamento em si, dispostos como uma onda permanente na teia de nossas comunicações.

Tradição filosófica: Filosofia da técnica. 

Corrente epistemológica: Filosofia da Linguagem ; Cibernética.

Fonte: CAPURRO, Rafael. Ethik und Informatik. Die Herausforderung der Informatik für die praktische Philosophie. In: Informatik-Spektrum 13, 311-320, 1990.

Please reload

bottom of page