top of page

cAP

URR

IAN

AS

v

Vida - técnica

A partir de W. Schirmacher o reconhecimento de uma superação como ampliação do pensamento moral tradicional para incluir todos os tipos de relações entre o homem e o mundo. A ideia é chamada de "vida-técnica" em oposição à técnica antropocêntrica da morte (a técnica do "Gestell" de Heidegger). Isso inclui: (mundo) Abertura, o exercício da mortalidade (movimento e história, em vez de "valores eternos"), e responsabilidade. A responsabilidade, diz Schirmacher, significa uma relação cuidadosa com a linguagem, isto é, com o mundo

Tradição filosófica: Filosofia da técnica. 

Corrente epistemológica: Teoria do sujeito. Teoria da tecnologia. 

Fonte genética: W. Schirmacher

Fonte: CAPURRO, Rafael. Technics, ethics an question of phenomenology. In: TYMIENIECKA, Ana Teresa (Ed).Morality within the life and social world. Anacleta Husseliana, Vol XXII, Dordrecht: Reidel 1987, pp 475-481.

Please reload

w

Watakusi

Noção de individualidade na cultura japonesa, que estabelece grande diferença entre a esfera "privada" dentro da própria casa e a esfera "pública" fora da casa.

Tradição filosófica: Filosofia oriental. 

Corrente epistemológica: Teoria da privacidade. 

Fonte: CAPURRO, Rafael. CAPURRO, Rafael. Privacy: An Intercultural Perspective. Ethics and Information Technology, v. 7, n. 1, p. 37-47, 2005.

Please reload

x

bottom of page